Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto

O Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto celebra-se anualmente a 27 janeiro.
Este é um dia de lembrança em nome dos milhões de vítimas provocadas pelo genocídio da Alemanha nazi sobre os judeus, ciganos, homossexuais, entre outros, ocorrido durante a II Guerra Mundial.
A data de 27 de janeiro foi escolhida para a celebração deste dia por possuir um significado especial: foi a 27 de janeiro de 1945 que teve lugar a libertação do principal campo de concentração nazi (Auschwitz) pelas tropas da União Soviética.
O dia mundial da memória do Holocausto foi criado por ação da Assembleia Geral das Nações Unidas, pela Resolução 60/7, de 1 de dezembro de 2005.
fonte: http://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-em-memoria-das-vitimas-do-holocausto/


Feira do Livro

Até ao final desta semana, decorrerá uma feira do livro na BE da escola sede do agrupamento.
Visitem-nos!

Quando me amei de verdade

"Quando me amei de verdade, compreendi que em qualquer circunstância, eu estava no lugar certo, na hora certa, no momento exato.
E então, pude relaxar.
Hoje sei que isso tem nome... Auto-estima.
Quando me amei de verdade, pude perceber que minha angústia, meu sofrimento emocional, não passa de um sinal de que estou indo contra minhas verdades.
Hoje sei que isso é...Autenticidade.
Quando me amei de verdade, parei de desejar que a minha vida fosse diferente e comecei a ver que tudo o que acontece contribui para o meu crescimento.
Hoje chamo isso de... Amadurecimento.
Quando me amei de verdade, comecei a perceber como é ofensivo tentar forçar alguma situação ou alguém apenas para realizar aquilo que desejo, mesmo sabendo que não é o momento ou a pessoa não está preparada, inclusive eu mesmo.
Hoje sei que o nome disso é... Respeito.
Quando me amei de verdade comecei a me livrar de tudo que não fosse saudável... Pessoas, tarefas, tudo e qualquer coisa que me pusesse para baixo. De início minha razão chamou essa atitude de egoísmo.
Hoje sei que se chama... Amor-próprio.
Quando me amei de verdade, deixei de temer o meu tempo livre e desisti de fazer grandes planos, abandonei os projetos megalômanos de futuro.
Hoje faço o que acho certo, o que gosto, quando quero e no meu próprio ritmo.
Hoje sei que isso é... Simplicidade.
Quando me amei de verdade, desisti de querer sempre ter razão e, com isso, errei muitas menos vezes.
Hoje descobri a... Humildade.
Quando me amei de verdade, desisti de ficar revivendo o passado e de preocupar com o futuro. Agora, me mantenho no presente, que é onde a vida acontece.
Hoje vivo um dia de cada vez. Isso é... Plenitude.
Quando me amei de verdade, percebi que minha mente pode me atormentar e me decepcionar. Mas quando a coloco a serviço do meu coração, ela se torna uma grande e valiosa aliada.
Tudo isso é... Saber viver!"
                                                                   Carlos Drummond de Andrade

Dia Mundial da Religião


Comemora-se, hoje, o Dia Mundial da Religião. Por religião entende-se o culto prestado a uma divindade, manifestando-se como uma crença pessoal, pautada pela fé. Proveniente do latim, a expressão significa a restauração da relação entre o homem e o universo sagrado. Devido à existência de uma variedade considerável de religiões, o Dia Mundial da Religião surgiu em 1949 com o intuito de  promover a união das religiões existentes no mundo, tentando levar, ainda, mais fé e esperança a povos tão diferentes entre si, mas, na verdade, tão semelhantes no sentimento religioso.
Neste Dia Mundial da Religião, os líderes religiosos apelam ao diálogo e por todo o mundo se incentiva ao respeito pela religião alheia e ao objetivo final da paz entre os povos.
Pena é que, o que podia ser um fator de transmissão de valores humanistas se tenha transformado no motivo das maiores atrocidades, em nome de Deus...
Maiores religiões do mundo:
·         Cristianismo: 2.1 biliões
·         Islamismo: 1.5 biliões
·         Secular/Agnósticos/Ateus: 1.1 billiões
·         Hinduísmo: 900 milhões
·         Religião tradicional chinesa: 394 milhões
·         Budismo: 376 milhões
·         Indígena: 300 milhões
As religiões, em Portugal, com mais seguidores são a Católica, a Evangélica e as Testemunhas de Jeová. Segundo o Censos de 2011, as crenças dos portugueses dividem-se em:
·         Católicos: 79,5%
·         Sem religião: 14,2%
·         Protestantes/Evangélicos: 2,8%
·         Outros cristãos: 1,6%
·         Testemunhas de Jeová: 1,5%
·         Religiões não cristãs: 0,8%

Fonte: http://www.calendarr.com/portugal/datas-comemorativas-2016/

Concurso de Poesia

Termina hoje o prazo para entrega de trabalhos subordinados ao tema "Colorir o Mundo" ou de tema livre.
Não se atrasem! Passem pelas BE das vossas escolas e soltem as palavras aprisionadas dentro de vós!

Crónica

Judiaria


Pai, já te devia ter dito, mas receio que tu me acuses de ser cobarde. Já te devia ter dito que a minha vida na escola está a ser muito difícil. As dores de barriga não são nada físico, são formas que o meu corpo encontra para dizer que tenho medo. Se calhar já lhes devia ter feito frente, mas eles são muitos e são maiores do que eu e dizem-me que se eu me queixar a alguém ainda vai ser pior. Nunca percebi o que os leva a gozarem comigo. Não pode ser só por causa dos meus óculos. Eu quero acreditar que o problema não está em mim, mas às tantas já não sei. Eu não queria deixar de gostar do que sou, se perco isso, se me entrego ao que eles querem, deixo de ser eu. Às vezes apetece-me responder e chamar-lhes nomes, mas eu não quero deitar fora uma coisa tão bonita que um professor me ensinou e se chama assertividade e por isso mordo os lábios, fico com lágrimas nos olhos e, quando eles me deixam passar, sigo o meu caminho. Sinto-me tão indefeso. Há uma palavra inglesa que define a humilhação que sinto. Eu sei que no teu tempo lhe chamavam judiaria e fazia parte do processo de crescimento. Era para enrijar, dizes tu. Mas tenho de te dizer que já não aguento mais. Desculpa se te pareço cobarde, mas se tu me pudesses ajudar eu amar-te-ia ainda mais.
                                                                                                  Vítor Encarnação in Diário do Alentejo

Clube Europeu


O Clube Europeu tem vindo a fazer pesquisas sobre tradições (algumas muito estranhas!) em vários países europeus, estando estes trabalhos em exposição no placar junto à entrada dos professores, da escola sede do nosso agrupamento. Não deixem de ver a nossa exposição!
Na Bulgária…
Em janeiro existe um ritual chamado "Kukeri". O ritual consiste em os rapazes e os homens vestirem-se de  fantasias e dançam para afugentar os maus espíritos. Normalmente, os homens vestem-se de monstros, põem máscaras de madeira com chifres e também põem campainhas nos seus cintos. Eles dançam, fazem barulho e, além de afugentar os maus espíritos, as pessoas acreditam que os "Kukeri" ajudam a que a colheita do próximo ano seja boa.       




    
Trabalho elaborado por: Sofia Gonçalves nº28 e Laura Almeida nº22 7ºA

Na Islândia

 (A Islândia retirou a sua candidatura à União Europeia, mas fizemos este trabalho porque achamos engraçado este facto.)

 Atualmente, o "þorramatur" é sobretudo consumido no mês Janeiro, na Islândia, é o mês þorri  do antigo calendário nórdico, em que se come o "Þorrablót"  (ou "Thorrablot"), em honra da antiga cultura. É o lugar em que neste mês podemos apreciar as comidas mais nojentas do mundo. A comida contém:
-Tubarão podre
-Testículos de carneiro
-Cabeças de ovelha
-Conserva de "svið"
-Salsicha de fígado de ovelha
-Queijo de cabra curado em ácido láctico
-Sangue-Sebo, um tipo de pudim de sangue, feito a partir de sangue de cordeiro.

Trabalho realizado por: Laura Almeida nº22
                                          Sofia Gonçalves nº28  7ºA

Poesia, sempre!

Vá lá, minha gente, está quase a acabar o prazo para a entrega de trabalhos para o Concurso de Poesia!
Poetas envergonhados, descarados e dos outros, revelai-vos!

CNL - Resultados da 1.ª eliminatória

Decorreu no passado dia 13 de janeiro a 1.ª eliminatória do Concurso Nacional de Leitura do Agrupamento de Escolas de Samora Correia.
Aqui estão os resultados:
Nome
Ano
Turma
Pontuação
Apurado para a 2.ª eliminatória
João Pereira
8.º
C
9/15
X
Nídia Nobre
8.º
C
5/15

Sérgio Marques
8.º
C
2/15

Catarina Silva
9.º
B
Faltou

Érica Ramos
9.º
B
Faltou

Catarina Couto
8.º
E
12/15
X
Rafaela Pereira
8.º
E
Faltou

Sofia Gonçalves
7.º
A
3/15

Jéssica Pereira
7.º
A
8/15
X
João Silva
7.º
B
6/15

Bruno Raminhos
7.º
B
4/15

Isa Pinto
8.º
B2
13/15
X
Iúri Ribeiro
9.º
B2
13/15
X
Vítor Macau
9.º
B2
9/15
X
Ricardo Cares
9.º
B2
6/45

Nuno Santos
8.º
B2
Faltou

Beatriz Horta
9.º
B2
5/15

Fábio Salvado
9.º
A2
Faltou


Parabéns aos vencedores, que participarão na segunda eliminatória, desta vez realizada a nível distrital, lá mais para a primavera!

Parceria Hidrodinâmicas até na Pré!

  A sala 1 do Jardim de Infância da Lezíria também se empenhou na tomada de consciência da importância da ÁGUA. Parabéns, meninos!

Publicações mais vistas