Boas Festas

A equipa das BE do agrupamento de escolas de Samora Correia deseja a todos um excelente natal e um 2016 repleto de coisas boas!

Estranhão, o adorado

Os alunos de todas as turmas de 5.º ano, da escola sede, realizaram uma atividade patrocinada pela Porto Editora, com o objetivo de motivar para a leitura, utilizando o primeiro livro da coleção "Estranhão".
Os alunos teriam de ler o capítulo 1 do livro e responder a um questionário de verificação de leitura. Quem melhor pontuação obtivesse, ganharia um exemplar de O Estranhão. Foi um sucesso!
Eis alguns dos vencedores:



Querido Pai Natal

Vamos ver se nos ofereces os livros desta coleção...

Ação de sensibilização e apresentação do livro "Autismo e atraso de desenvolvimento"

Decorreu no dia 10 de dezembro, na BE da escola sede, a apresentação do livro Autismo e atraso de desenvolvimento, da autoria de Miguel Correia. Em simultâneo, os presentes foram convidados a partilhar experiências e angústias sobre o tema, visto que o autor do livro é também pai de um menino autista. 
O diálogo foi empolgante e todos intervieram com o coração.



Dia Internacional dos Direitos Humanos

Esta data tem por objetivo homenagear o empenho e dedicação de todos os cidadãos defensores dos direitos humanos e colocar um ponto final a todos os tipos de discriminação, promovendo a igualdade entre todos os cidadãos.

Comemoração do Dia dos Direitos Humanos

A celebração deste dia foi escolhido para honrar o dia em que a Assembleia Geral das Nações Unidas proclamou, a 10 de dezembro de 1948, a Declaração Universal dos Direitos do Homem. Esta declaração foi assinada por 58 estados e teve como objetivo promover a paz e a preservação da humanidade após os conflitos da 2ª Guerra Mundial, que vitimaram milhões de pessoas. A Declaração Universal dos Direitos do Homem enumera os direitos humanos básicos que devem assistir a todos os cidadãos.
Este dia é um dos pontos altos na agenda das Nações Unidas, decorrendo várias iniciativas a nível mundial de promoção e defesa dos direitos do homem.
O dia 10 de dezembro é também marcado pelo entrega do Prémio Nobel da Paz.

Comemoração do Dia dos Direitos Humanos em Portugal

Em Portugal, a Assembleia da República reconheceu a grande importância da Declaração Universal dos Direitos do Homem ao aprovar, em 1998, a Resolução que vigora até hoje, na qual deixou instituído que o dia 10 de dezembro deveria ser considerado o Dia Nacional dos Direitos Humanos. (fonte http://www.calendarr.com/portugal/dia-internacional-dos-direitos-humanos/)

Estão todos convidados também


Estão todos convidados


Concurso de Leitura - 3.º ciclo


Já te inscreveste para o Concurso de Leitura?
Olha que a 1.ª prova é já no dia 13 de janeiro de 2016!
Vais, de certeza, gostar deste "velho que lia romances de amor" em plena Selva Amazónica.  


Resultado de imagem para o velho que lia romances de amor


É neste livro de contos de Miguel Torga que vais descobrir Miura, um toiro bravo prestes a entrar na arena.



Dia Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiência

Esta celebração realiza-se desde 1998, ano em que a Organização das Nações Unidas avançou com a convenção sobre os direitos das pessoas com deficiência.
A data tem como principal objetivo a motivação para uma maior compreensão dos assuntos relativos à deficiência e a mobilização para a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar destas pessoas.
Cada ano, o Dia Internacional das Pessoas com Deficiência, tem um tema específico, que engloba as atividades e eventos deste dia. Em 2015 o tema é "A inclusão importa: acesso e capacitação para pessoas de todas as habilidades".
O nosso Agrupamento de Escolas possui duas Unidades de Ensino Estruturado, que têm por objetivo a integração dos alunos com necessidades educativas especiais. Este ano, contamos com a frequência total de 15 crianças e jovens que, à sua maneira, dão o seu contributo para a escola inclusiva se tornar uma realidade. O convívio entre todos os elementos das nossas escolas é facilitado e estimulante, graças a um conjunto de profissionais empenhados e dedicados que, todos os dias, dão o seu melhor!
No nosso mundo, cabemos todos!

Dia Internacional para a Abolição da Escravatura


Portugal foi dos primeiros países a abolir a escravatura.

Decorria o reinado de D.José I, quando, em 12 de Fevereiro de 1761, a escravatura foi abolida pelo Marquês de Pombal na Metrópole e na Índia.

Contudo, só pelo Decreto de 1854, os primeiros escravos a serem libertados foram os do Estado e, mais tarde, os da Igreja, pelo Decreto de 1856.
E, com a lei de 25 de Fevereiro de 1869 proclamou-se a abolição da escravatura em todo o Império Português, até ao termo definitivo de 1878.
"Fica abolido o estado de escravidão em todos os territórios da monarquia portuguesa, desde o dia da publicação do presente decreto.
Todos os indivíduos dos dois sexos, sem excepção alguma, que no mencionado dia se acharem na condição de escravos, passarão à de libertos e gozarão de todos os direitos e ficarão sujeitos a todos o deveres concedidos e impostos aos libertos pelo decreto de 19 de Dezembro de 1854."
D. Luís, Diário do Governo, 27 de Fevereiro de 1869
Curiosidade: o comércio de escravos que se estabeleceu no Atlântico entre 1450 e 1900 contabilizou cerca de 11.313.000 indivíduos. (Fonte: Wikipédia)
A abolição da escravatura é ainda uma meta em pleno século XXI, constituindo-se o dia 2 de dezembro como uma altura de reflexão e de luta contra esta realidade. A escravatura ainda se faz sentir nos dias de hoje de várias formas: trabalho forçado, servidão obrigatória, tráfico de crianças e mulheres, prostituição, escravatura doméstica, trabalho infantil, casamentos combinados, etc.

Este Dia Internacional da Abolição da Escravatura foi criado em 2004 pela Organização das Nações Unidas (ONU) que estima que existam 21 milhões de vítimas de escravidão espalhadas pelo mundo. A data lembra a assinatura da Convenção das Nações Unidas para a Supressão do Tráfico de Pessoas e da Exploração da Prostituição de Outrem, a 2 de dezembro de 1949.
A escravatura é um crime, sendo que aqueles que o cometem, permitem ou toleram devem responder perante a justiça.

Hoje, já foi feriado, mas continua a ser um dia importante!

Comemora-se hoje o dia da Restauração da Independência de Portugal, o Dia Mundial de Luta Contra a Sida e o Dia da Filatelia

Até 2012, o dia da Restauração da Independência, 1 de dezembro era feriado nacional. No entanto, a partir de 2013, o governo português decidiu eliminar este feriado. 

1 de Dezembro de 1640

Esta data relembra a ação de nobres portugueses, que a 1 de dezembro de 1640, invadiram o Paço Real e aclamaram D. João, duque de Bragança, como rei de Portugal. A Restauração da Independência foi o culminar de um período de grande descontentamento por parte da população portuguesa que não estava satisfeita com a união ibérica, entre Portugal e Espanha. A união ibérica originou problemas à população portuguesa, com sobrecarga de impostos e envolvimento de Portugal nos conflitos de Espanha. Com a morte do jovem D. Sebastião na batalha de Alcácer-Quibir, Portugal enfrentou um problema de sucessão. Após o insucesso do Cardeal D. Henrique no comando da monarquia, Portugal foi regido por três reis D. Filipes de Espanha, durante 60 anos, período que ficou conhecido por Domínio Filipino.

A Filatelia é o colecionismo de selos postais e de material associado, assim como o seu estudo. A paixão que une os filatelistas é amealhar selos de diferentes locais, países, figuras e acontecimentos, o que lhes permite conhecer melhor um lugar, pessoa ou facto. Pode-se dividir a filatelia em diferentes áreas de estudo, como por exemplo a história postal, a filatelia temática, selos fiscais, pré-filatelia e maximafilia. O objetivo do filatelista é reunir o maior número possível de selos na sua coleção temática ou geral. São pequenos pedaços da história e do mundo que ele guarda para a posterioridade como um compêndio ou diário da humanidade. Em Portugal, destaca-se no campo da filatelia a Federação Portuguesa de Filatelia, que coordena a ação da filatelia portuguesa, e o Clube Filatélico de Portugal.

Luta contra a SIDA

Este dia visa alertar as pessoas para a necessidade de prevenção e de precaução contra o vírus da SIDA. Este vírus ataca o sistema sanguíneo e o sistema imunológico do doente. A data tem, ainda, o objetivo de lembrar todas as vítimas que faleceram ou que estão infetadas com a doença.
A SIDA ou VIH (Vírus da Imunodeficiência Humana) foi descoberta no ano de 1981 e matou mais de 30 milhões de pessoas em todo o mundo. África é o continente onde a SIDA tem feito mais vítimas. No final de 2013 contavam-se cerca de 35 milhões de pessoas com a doença e 7.500 novos casos por dia.
São três as formas de contágio do VIH/SIDA:
  • Relações sexuais;
  • Contacto com sangue infetado;
  • De mãe para filho, durante a gravidez, parto ou pela amamentação.
O tema do Dia Mundial de Luta Contra a Sida de 2015 é "Chegar a Zero". Vamos todos dar o nosso contributo?

Parceria Hidrodinâmicas - a troca

  Hoje, as escolinhas de 1.º ciclo e o CRIB fizeram a troca das gotas-compromisso, elaboradas no Dia Mundial da Água por cada turma. As esco...

Publicações mais vistas